Remédio para machucados de cães e gatos



Remédio para machucados de cães e gatos – Às vezes, nossos animaizinhos, cães e/ou gatos, aparecem com fermentos, lesões provocadas por brigas ou machucados por acidentes (queda, corrida e raspar em arames farpados, etc) e, logo vem a preocupação e como tratá-los logo, antes que as moscas varejeiras depositem suas larvas nas feridas, tornando o tratamento muito mais caro e demorado.

Antes que isso aconteça, é sempre bom ter em sua casa um pote de violeta genciana, que é antibactericida, tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Serve ainda para sarna e bicheira. Muito barato e fácil de encontrar em farmácias e drogarias, a violeta genciana é uma boa pedida nessas situações de emergência.

Como sempre recomendamos a todos, sempre que possível, procure um profissional da área médica, nesse caso veterinário. Esse profissional certamente terá mais capacitação para indicar os medicamentos necessários para seu querido bichinho.

Como usar.

Limpe muito bem o ferimento (lesão) com água oxigenada 10 vol. e depois aplique o creme da violeta genciana. Repita o procedimento pelo menos duas vezes ao dia, certificando-se que não há larvas no local. Isso é fácil de se observar, porque aparece como um inchaço na região. Nesse caso, é preciso retirá-las manualmente, uma a uma, usando uma pinça e muita paciência.







O correto seria ter aqueles protetores, para que os animaizinhos não lambam a pomada. Mas, nas emergências, pelo menos com os meus gatinhos, não houve nenhum problema de intoxicação.





18 comentários em “Remédio para machucados de cães e gatos

  • 13 de janeiro de 2016 em 10:33
    Permalink

    Por quanto tempo devo usar? O cachorro de rua apareceu todo machucado. Estou cuidando, ja passei spray anti sarna, dei injeçao, aplico pomada, dou banho com sabonete matacura e parece que piora!?!! Nao tenho dinheiro pra levar no veterinario. O que posso fazer, estou fazendo. Ja ate passei ontem a violeta genciana, por isso quero saber por quanto tempo devo passar, visto que em uma aplicaçao usei todo o frasco. Sara logo? a cor roxa sai com facilidade? Pois da minha mao eu tive que passar produto de limpeza pesada de calçada e, mesmo assim, nao saiu toda a mancha! Me responda com urgencia por favor

    Resposta
    • 19 de janeiro de 2016 em 16:01
      Permalink

      Em alguns casos, Juliana, pode ser necessário medicamento específico, como antibiótico e, nesse caso, infelizmente, somente um veterinário poderá aviar a receita, após exame clínico.

      Resposta
  • 11 de outubro de 2016 em 04:10
    Permalink

    Minha gatinha caiu dum 2 andar coxeia mas não muito mas não brinca e a saltar não consegue bem ! não tenho dinheiro para veternário o que fazer??foi há 4 dias sinto -me inpotentente porque adoro-a! digam -me algo por favor ! obrigado

    Resposta
    • 11 de outubro de 2016 em 16:01
      Permalink

      Olá Isabel, não tem jeito, tem que levar no veterinário. Procure, na sua cidade para ver se tem faculdade de veterinária, lá os residentes fazem consultas grátis.

      Devido à queda, sua gatinha pode ter fraturado algum osso, estar com inflamação e dor, por isso a necessidade de um profissional.

      Resposta
  • 16 de fevereiro de 2017 em 06:08
    Permalink

    Olá! Passei violeta genciana na pata do meu cachorro e ele está lambendo! Está com a língua toda roxa. É perigoso?? O q devo fazer? Obrigada!!

    Resposta
  • 11 de outubro de 2017 em 01:32
    Permalink

    Minha gatinha é um filhote. Menos de dois meses. Ela acabou dando um corte no rabo bem na junção com o bumbum… A principio passei rifocina por conta propria, mas observei q nao melhorou. Levei ao veterinário e ela passou a pomada Saralogo. Percebi que ta cicatrizando, mas ela tá com um ovo enorme na parte posterior das costas( na junção com o rabo, perto do corte). Tá mt inchado. To preocupada! Me ajuda por favor?? To com medo de perder meu bebê!

    Resposta
  • 6 de novembro de 2017 em 23:58
    Permalink

    Alguém pode me ajuda? Minha pinscher pulou da cama e tá com dor na perninha mais não inchou e as vezes ela anda direitinho, alguém sabe um antibiótico ?

    Resposta
  • 7 de novembro de 2017 em 14:28
    Permalink

    Se não passar em umas 24 horas, leve ao veterinário, pois pode ter dado uma luxação.

    Resposta
  • 19 de junho de 2018 em 05:58
    Permalink

    Oi violeta serve para início de esporotricose canina?

    Resposta
  • 20 de junho de 2018 em 09:57
    Permalink

    Foi já diagnosticado o seu pet? Como você chegou à conclusão de que é essa doença?

    Caso tenha ouvido apenas um comentário, é mais que recomendável levar seu cão no veterinário, para exames e um diagnóstico mais preciso.

    Esse fungo é perigoso, transmissível a humanos,

    Há uma indicação em uma revista especializada, que informa que o iodeto de potássio é eficaz, conforme o peso do animal.
    Iodeto de potássio – 44 mg por quilo

    Resposta
    • 2 de julho de 2018 em 13:57
      Permalink

      Sim, mas passe com algodão e deixe secar, antes de liberar seu pet!

      Resposta
  • 18 de julho de 2018 em 22:14
    Permalink

    Por favor, me de uma luz com uma cadelinha que resgatei. Não sei mais o que fazer. Eu resgatei ela no fim de 2016, estava muito debilitada. Com a orelha sangrando muito, magrinha, cheia de carrapatos. Comecei tratar. Foi medicada por antibióticos, corticóides, ivermectina. E muitas outras coisas, varios médicos. Sempre tomando corticóide. Em maio de 2017, estava numa crise forte, coçando muito a orelha, dei ivermectina, melhorou.Depois começou coçar os cotovelos. Coça até sangrar. As vezes coça a orelha também. No fim de 2017 me apresentaram o apoquel. Foi uma bênção. Mas nao pode ficar sem tomar, que volta coçar. Remedio é excelente, mas é muito caro, e nem dura um mês. Quando posso, compro, mas tenho dado o corticóide. Me perdoe por te incomodar, mas eu nao sei mais o que fazer. Nao quero dar corticóide e também não quero ve la sofrendo com coceiras. Me dê uma luz. Muito obrigada!!

    Resposta
    • 19 de julho de 2018 em 10:35
      Permalink

      Encontramos um medicamento similar e com boa taxa de resultados positivos. Além disso, é 1/3 do preço do Apoquel.

      A eficácia do uso de Oclacitinib Maleato para tratamento da dermatite atópica

      O Oclacitinib representa uma evolução no tratamento da dermatite atópica, trata-se de um inibidor seletivo de Janus Quinase indicado para o controle dos sintomas associados à dermatite atópica, principalmente em cães. O medicamente é tolerado pelo organismo do animal e possui rápida ação, sendo uma alternativa viável para a substituição do uso de glicocorticoides. Pode ser administrado sistematicamente por via oral.

      É importante frisar que a administração de medicamentos com Oclacitinib impossibilitam o uso simultâneo de outros com Ciclosporina. Boa sorte para sua cadelinha!

      leia https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/14332

      Resposta
  • 31 de julho de 2018 em 22:07
    Permalink

    Ola, passei o violeta genciana nos meus cachorros, eles lambaram e ficam salivando sem parar, estou fazendo o colar pra por no pescoço deles mas ainda estou preocupada! Só quero saber se à algum risco por eles terem “ingerido” e estarem salivando mt!!!!????

    Resposta
    • 8 de agosto de 2018 em 21:40
      Permalink

      Colar é necessário, os cães não podem ficar lambendo indefinidamente a violeta genciana, o acúmulo de qualquer medicamento no organismo pode ser muito prejudicial.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.