Como limpar o Inox de seu fogão, panelas, cubas, geladeira de inox sem danificá-los



Como limpar o Inox de seu fogão, cubas, geladeira em inox sem danificá-los – Limpar o tampo de inox de fogão pode ser uma tarefa bem simples, se usarmos o mateiral e a maneira adequada de fazer isso. Muitas pessoas podem não saber: passar palha de aço, mesmo as mais fininhas do tipo bom-brill poderá deixar marcas e estragar seu tampo e/ou outras superfícies de utensílios que contenham esse material.

Dica importante: para evitar trabalhos pesados, como de limpeza de gordura acumulada e/ou restaurar o inox, retirando seus riscos, é bem mais indicado fazer a limpeza do fogão sempre depois de que foi usado para frituras, ou mesmo utilizando o forno para assados. Para isso, basta apenas água e sabão neutro (de pedra, sem perfume  que indica ser neutro), além da esponja de naylon. Se a gordura estiver acumulada, use detergente, ao invés do sabão.

Materiais necessários

Sabão neutro
Detergente comum
Esponja de naylon (use apenas o lado amarelo, mais macio)
Bicarbonato de sódio
Vinagre de maçã
Fluido de isqueiro
Álcool
Vinagre branco
Farinha de trigo (somente para panelas em inox)

Limpeza diária: Utilize água, sabão e passe a esponja de naylon (sempre usando o lado amarelo, o mais macio) sobre toda a superfície do tampo (ou panelas,  cubas, geladeiras, etc.). Após a lavagem, secar a superfície com um pano de algodão bem macio. Para dar o acabamento e deixar seu inox bem brilhoso, passe um paninho umidecido com álcool.

Limpeza de gorduras e manchas mais difíceis de serem removidas: Nesses casos, substitua o sabão neutro por detergente. Caso não fique limpo, use o bicarbonato de sódio, juntamente com o vinagre de maçã. Pegue uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e misture com umas gotinhas de vinagre de maçã. Aplique com a esponja de naylon úmida, até a superfície ficar livre de gorduras e manchas. Depois, seque a peça com um pano de algodão macio.

Remover manchas de alguns tipos de líquidos: Normalmente, quando se faz cozimentos, acaba vazando das panelas muitos líquidos, que acabam por manchar o tampo do seu fogão (assim como a gordura que se aloja em sua geladeira, cubas, etc.), causando manchas. Para remover esssas manchas, utilize uma esponja macia ou um paninho macio umedecido de álcool ou vinagre branco.

Remover riscos: Às vezes podem aparecer riscos, devido ao uso indevido ou algum pequeno acidente. Nesse caso, pegue um pano macio e umideça-o com fluido de isqueiro, passando somente sobre os riscos e marcas mais evidentes. Refaça a operação, caso não consiga êxito na primeira tentativa. Depois, como já escrevemos, dê o acabamento com um paninho umidecido com álool.

Inox velho e desbotado: lavar com sabão em pó, sempre com água e aquela esponjinha de naylon. Não repita essa operação continuadamente, pois poderá fazer com que o inox desbote ou fique completamente opaco. Faça isso uma vez a cada mês.

Panelas Inox: Para dar aquele trato em sua panela inox, que está meio desbotada, sem vida, é relativamente simples: pegue um punhadinho de farinha de trigo e coloque-a numa flanelinha. Agora, vá passando suavemente por toda a extensão da panela. E… surpresa: sua panela estará tilintando, polidinha e mais bonita do que nunca.

Dica importante: Nunca utilize produtos químicos e abrasivos em seus utensílios domésticos, como os saponáceos e palhas de aço.







Bem legal não é?! Esperamos que você aproveite as dicas e depois nos diga se funcionaram 🙂





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.