Limpeza de casa com produtos tóxicos – cuidados



Limpeza de casa com produtos tóxicos – cuidados – Há muita falta de informação nos rótulos dos produtos de limpeza domésticos ou, na maioria das embalagens, a fonte da letra é tão pequena que nem uma lupa pode ajudar a lê-la.

Muitas pessoas misturam produtos químicos para higienização dos cômodos, principalmente o banheiro. O que elas não sabem é que essas misturas podem trazer graves riscos à saúde. Produto químico não se mistura. Na utilização de dois produtos você cria um terceiro. A água sanitária, por exemplo, um dos produtos mais usados em limpeza, tem em sua composição o hidróxido de sódio, que causa uma reação quando unido a outro produto à base de amônia, por exemplo.

Acidentes mais comuns acontecem quando se mistura sabão em pó, água sanitária e amoníaco. Ao utilizá-los em ambientes fechados, os vapores tóxicos ficam concentrados e as substâncias se manifestam com o aparecimento de uma fumaça asfixiante, que pode levar até a perda do olfato e da visão. A mistura de detergente com água sanitária causa reação química que libera gases tóxicos prejudiciais ao organismo.

No caso de você absorver esses gases tóxicos e se sentir mal, vá imediatamente a um pronto socorro, levando as embalagens dos produtos que usou.  Caso, você esteja muito prejudicada, procure ajuda dos vizinhos ou chame 192.







Abaixo, seguem algumas misturas nocivas à saúde:
• Produtos fortemente ácidos com produtos alcalinos causam uma reação que libera grande quantidade de calor.
• Produtos amoníacos com compostos oxidantes geram gases e calor.
• Ácido nítrico se misturado com produtos oxidantes ou orgânicos podem gerar elementos explosivos.
• Ácido peracético com cloro geram gás tóxico e odor pungente.
• Ácido sulfúrico quando misturado com acetato de sódio gera o ácido acético e odor pungente.
• Soda cáustica ou produtos fortemente alcalinos quando em sua forma concentrada, se adicionados a água geram vapores e liberação de grande quantidade de calor.
• Algumas normas quanto ao armazenamento de produtos químicos também devem ser seguidas. O correto é que os produtos estejam com etiquetas de identificação e separados de acordo com sua composição. Vale ressaltar que produto de higienização não deve ser misturado, a não ser quando autorizado por alguém com conhecimento técnico específico.





Deixe uma resposta